Aprenda a Viver Totalmente o Momento Presente

Aprenda a Viver Totalmente o Momento Presente

Você em algum momento da vida já experimentou a sensação de estar agindo como se estivesse ausente? Apesar dos inúmeros conselhos sobre estar presente, parece que estamos mais distraídos do que nunca.

A maioria de nós luta para abrandar e realmente perceber nossos pensamentos e sentimentos. Por que isso acontece? E como podemos nos ajudar a estar verdadeiramente presentes e comprometidos com nossas vidas?

 

Não controlamos tanto quanto gostaríamos

É uma realidade difícil aceitar nossa vulnerabilidade. Enfrentamos incertezas e limitações, em aspectos pequenos e grandes, diariamente. Desejamos coisas, mas há limites para nossa capacidade de controlar quando ou como elas ocorrem.

Ao nos sintonizarmos com o momento presente, percebemos a passagem do tempo e nos tornamos conscientes das forças que influenciam a realização de nossos desejos. Reconhecemos que não temos controle absoluto sobre muitas coisas. Isso pode causar agitação.

 

A agitação pode ser nossa aliada

A agitação nos convida a despertar no momento presente, a fim de nos sentirmos plenamente vivos. Ao sintonizarmos com nossa experiência interna, notamos o aumento das emoções. Essas emoções são adaptativas, destinadas a nos ajudar a aceitar nossos limites e abraçar a riqueza de nossas vidas.

Entretanto, enfrentamos um dilema: a agitação nos alerta da mesma forma que o medo, e somos programados para evitar o que tememos. Inconscientemente, interpretamos erroneamente a vulnerabilidade como perigo e nos afastamos do momento presente. Buscamos fugas, distrações e ocupações. Preocupamo-nos e tentamos controlar as circunstâncias.

Comemos, bebemos, fazemos compras e navegamos na internet. O paradoxo é que precisamos sair de nossas mentes e mergulhar em nossa experiência para viver plenamente, mas ao desacelerar, a agitação surge e somos levados a fugir do que sentimos. Em vez de reagir à agitação como uma ameaça, precisamos desafiar nossa programação e encará-la como uma aliada.

A interocepção é uma habilidade extraordinária

Direcionar nossa atenção para as sensações internas do corpo é uma prática poderosa de mindfulness, especialmente eficaz para acalmar o sistema nervoso. Interocepção é o termo usado para descrever a capacidade de perceber o que está acontecendo dentro de nossos corpos. É como explorar o nosso interior: sentir nossa frequência cardíaca, fome, sede, temperatura, respiração, tensão muscular, fadiga e muito mais.

A interocepção é verdadeiramente como uma habilidade extraordinária. Ao trazer uma atenção calorosa e sem julgamento para as sensações, nossos corpos reconhecem essa consciência interior. Eles percebem que não há ameaças externas imediatas. Se houvesse algum perigo grave, nosso instinto de luta ou fuga nos impediria de nos voltarmos para dentro. Estaríamos direcionando toda a nossa atenção para o ambiente externo em busca de sinais de perigo.

Portanto, nossa capacidade de perceber as sensações corporais internas, quando feita de maneira tranquila e precisa e sem julgamento, é uma forte indicação para o corpo de que estamos em segurança.

Embora a inquietação seja desconfortável, ela nos lembra da nossa limitação e nos convida a despertar para a realidade de que não somos onipotentes. Se não reconhecermos e acalmarmos a inquietação, seremos arrastados para fora do momento presente, evitando assim a nossa experiência.

E todas as estratégias que usamos para evitar sentir-nos apenas aumentam nossa ansiedade e tristeza. Nos ocupamos com compras, exercícios, comida, bebida, preocupações, ruminações, entorpecentes e ocupações, evitando assim enfrentar nossas vidas de frente.

 

O corpo nos conduz de volta ao presente

Quando aprendemos a sintonizar-nos com as sensações de inquietação e a acalmar nosso sistema nervoso, podemos retornar ao momento presente. O corpo é o veículo para essa jornada de volta ao presente.

Ao trazer uma atenção calorosa e sem julgamento para o que sentimos em nossos corpos, não apenas podemos experimentar nossas vidas de maneira mais profunda e rica, mas também podemos receber uma calorosa recepção de nossos corpos agradecidos.

 

 

A sua conexão com a terra: Espiritualidade, Sustentabilidade e Qualidade de Vida! AQUI!!!

Venha conhecer e ouvir uma mensagem positiva no nosso canal no Youtube! CLICANDO AQUI!!!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *